Símbolos da JMJ na Arquidiocese


A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora são dois grandes símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A cruz foi dada pelo Papa João Paulo II aos jovens em 1984, e em 2003, no Dia Mundial da Juventude (Domingo de Ramos) o mesmo Papa presenteou os jovens com o ícone, para que acompanhasse a cruz da jornada.

Ao final da Jornada Mundial da Juventude de 201, em Madri, os jovens brasileiros receberam estes dois grandes símbolos, que chegaram ao Brasil no dia 18 de setembro para percorrer todas as dioceses brasileiras até a realização da JMJ Rio 2013.

A arquidiocese de Mariana foi visitada pelos símbolos nos dias 21 e 22 de novembro de 2011, passando por Barbacena, Ouro Branco, Ouro Preto, Passagem de Mariana e Mariana. Na ocasião, nosso arcebispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, manifestou o desejo de que houvesse uma cruz e um ícone também em nossa arquidiocese, para que pudessem percorrer todas as paróquias, com o objetivo de possibilitar uma melhor preparação da comunidade arquidiocesana para a JMJ 2013, além de responder ao pedido da XIX Assembleia Arquidiocesana por uma ação mais afetiva e efetiva com a juventude.

A visita dos ícones a cada paróquia está pensada em três momentos. O primeiro é o da pré-missão, o momento do Ver. Inspirado pelo lugar bíblico-teológico de Nazaré, o lugar do cotidiano, essa etapa é de mobilização e conhecimento da realidade juvenil local, uma grande oportunidade para conversar sobre as alegrias e desafios dos jovens de cada comunidade - família, emprego, educação, saúde, drogas, violências, exclusão, etc. Também é um momento importante para divulgar a programação do que vai acontecer em cada paróquia durante a visita dos símbolos.

O segundo momento é o da Missão, momento do Julgar. Marcado pela presença dos símbolos na paróquia, este momento é inspirado pelo lugar bíblico teológico de Jerusalém, lugar de celebrar e gerar envolvimento pessoal e comunitário com o Projeto do Reino de Deus. É quando a cruz e o ícone de Maria poderão iluminam a vida e a trajetória da juventude, indo até onde ela estiver: ruas, praças, escolas, igrejas, presídios, hospitais.

O terceiro momento é o da pós-missão, momento do Agir, inspirado pelo lugar bíblico teológico de Emaús, lugar do discernimento, ponto de partida para a caminhada missionária. Terminada a visita, é hora de se perguntar quais compromissos a paróquia assume em favor da vida da juventude. É uma excelente oportunidade para nuclear grupos, incentivar a criação de políticas públicas para a juventude e aprofundar iniciativas e passos na ação evangelizadora com a juventude.

O encerramento da peregrinação será em Mariana, no dia 19 de maio de 2013, festa de Pentecostes, com a presença de toda a juventude da arquidiocese. Veja o calendário do percurso da Cruz e do Ícone pela Arquidiocese, e participe das atividades na sua paróquia!

Região Leste - Junho, Julho, Agosto/2012
Região Centro - Setembro/2012
Região Sul - Outubro, Novembro, Dezembro/2012
Região Oeste - Janeiro, Fevereiro/2013
Região Norte - Março, Abril, Maio/2013 


Nenhum comentário:

Postar um comentário