A JMJ


A Jornada Mundial da Juventude é o grande encontro dos jovens católicos do planeta. Ocorre todos os anos, no Vaticano, no Domingo de Ramos, mas a cada 3 ou 2 anos, é realizada em um determinado país. Com a presença do papa, a jornada congrega na unidade as diversas culturas e expressões, estimulando a juventude no seguimento a Jesus e no compromisso  com a construção de um mundo novo.

A JMJ começou a ser gestada em 1984, quando o então papa Beato João Paulo II, se reuniu com a juventude na Basílica de São Pedro, em Roma. Na ocasião, o sumo pontífice doou aos jovens do mundo todo uma cruz de madeira de 3,80 metros de altura. Mais tarde, essa cruz se tornaria um dos principais símbolos do evento, sendo conhecida  como "cruz dos jovens" ou "cruz da jornada".

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste mesmo ano, em março, o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Desde então, se realizaram 13 grandes jornadas em países como França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Espanha, Polônia, Filipinas, Itália e Austrália. Unidos pela mesma fé,  milhões de jovens de diversas culturas, línguas e etnias já participaram do evento.



A última jornada, realizada em 2011, em Madrid, na Espanha, foi marcante para a juventude brasileira. Durante o encerramento, o Santo Padre, Bento XVI, anunciou que a próxima JMJ se realizará aqui, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Desde então, grande tem sido a preparação dos brasileiros para esse evento, sobretudo com a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora por todas as dioceses. Na nossa Arquidiocese, os símbolos passaram pelas cidade de Barbacena, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana nos dias 21 e 22 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário