terça-feira, 21 de maio de 2013

Encerramento da peregrinação dos símbolos da JMJ reúne Juventude arquidiocesana



O último domingo, dia de Pentecostes, foi dia de grande festa em nossa Arquidiocese. Jovens de todas as regiões pastorais se reuniram na cidade de Mariana para celebrar juntos a festa do encerramento da peregrinação das réplicas da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Maria, que há quase um ano começavam o percurso de visitas a todas as paróquias da arquidiocese, em preparação para a JMJ, que ocorrerá em julho na cidade do Rio de Janeiro.

A tarde começou com a chegada das caravanas vindas das cinco regiões pastorais, que se concentraram em vários pontos da cidade, de onde saíram em caminhada até a Praça da Sé, no centro de Mariana, onde foram recepcionadas pelo bispo arquidiocesano, Dom Geraldo Lírio Rocha.

Na praça, houve uma breve celebração para marcar o encerramento da peregrinação dos símbolos, contando com uma recordação das atividades desenvolvidas durante o trajeto da Cruz e do Ícone pelas paróquias da arquidiocese. Durante a recordação, o Pe. Wander Torres, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, destacou os bons frutos que os símbolos deixaram nos lugares por onde passaram.


Ao fim da celebração, jovens e pessoas de todas as idades tomaram as ruas de Mariana em uma bonita e animada caminhada. Com músicas, gritos e palavras de ordem, membros de diversas pastorais e movimentos marcharam junto com a Cruz e o Ícone até a Praça dos Ferroviários, onde celebraram a missa de Pentecostes, presidida por D. Geraldo e concelebrada por padres vindos de várias paróquias da arquidiocese.

Na homilia da missa, o arcebispo resgatou o sentido da festa de Pentecostes para a fé cristã, destacando a força que é dada pelo Espírito Santo no trabalho de missão a que somos convocados pelo Batismo. Ao fim da missa, relatou pela primeira vez aos jovens que o pedido de que a JMJ de 2013 fosse realizada no Brasil foi levado pessoalmente por ele ao então Papa Bento XVI, que prontamente acolheu a ideia.


Com cantos bonitos e a animação tão própria da juventude, a missa foi toda celebrada em verdadeiro clima de festa, aumentando ainda mais a ansiedade de muitos jovens que esperam pelo encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude deste ano, que acontecerá de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro.

Para conferir as fotos do evento, visite o site da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana. Se você participou da festa, deixe um comentário nesta reportagem, relatando a sua experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário