Entre os dias 14 e 26 de agosto foi a vez de Viçosa receber os símbolos arquidiocesanos da Jornada Mundial da Juventude. A visita às paróquias da arquidiocese foi um desejo do Bispo Dom Geraldo após a curta passagem dos símbolos oficiais da JMJ e acontecerá até o mês de maio do ano que vem.
Na Paróquia São Silvestre, a Cruz e o Ícone percorreram as comunidades de São José do Triunfo, Cachoeirinha, Buieié, Zig-Zag, Novo Silvestre, João Brás, Violeira e Silvestre. A programação nas comunidades foi bem diversificada e contou com grande participação da comunidade paroquial. Há de se destacar a recepção aos símbolos, ocorrida no dia 14. Neste dia, jovens das quatro paróquias de Viçosa se reuniram em frente à Igreja Matriz de São Silvestre onde dançaram muito ao som da Banda JVC e de uma Cristoteca.
No dia 16, os símbolos foram para a Paróquia São João Batista, onde ficaram até o dia 18. Neste período, foram feitas várias atividades como Vigília, visitas às escolas, ao Hosítal São João Batista, Adoração ao Santíssimo, um momento de louvor, carreatas, show na Igreja São Judas Tadeu, na Barrinha, e muito mais. Em várias das atividades realizadas na paróquia, as outras pastorais foram convidadas a participar e marcaram preseça junto à juventude da paróquia.
No dia 19, foi a vez da Paróquia Santa Rita receber a Cruz e o Ícone. Dentre as atividades realizadas nas paróquia, destacam-se as apresentações culturais, lual, celebrações do Ofício Divino da Juventude, visita às casas e repúblicas, à APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, ao Lar dos Velhinhos, ao outro hospital da cidade. Teve também Via Sacra, peregrinações, visitas às escolas e à UFV.
Finalizando a passagem pela cidade, os símbolos diocesanos chegaram à Paróquia Nossa Senhora de Fátima no dia 22. Lá eles foram levados ao APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – e logo em seguida visitaram as comunidades Nova Viçosa, Posses e Juquinha de Paula, locais em que estiveram presentes em escolas, creches, PSF’s, instituições e capelas. Encerrando o dia 22, houve uma Via Sacra focada na Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens saindo da comunidade Nova Viçosa para a comunidade Sagrada Família. Nos dias seguintes, os símbolos visitaram o Presídio da cidade, o Tiro de Guerra, casas e escolas da paróquia, e estiveram presentes no sarau da juventude com a banda “Nascente” e no show da Banda Humanos C4.
No dia 26, domingo, às 10h da manhã, houve uma Missa de envio dos símbolos diocesanos para a Paróquia São José da cidade vizinha Paula Cândido. Os jovens acompanharam a Réplica da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora até as proximidades do Tiro de Guerra, saída para Paula Cândido.
Colaboração: Geovane Macedo e Breno Acácio
O que vcs estao fazndo para arrecadar fundos para ir para jornada
ResponderExcluir