Entre os dias 14 e 26 de agosto foi a vez de Viçosa receber os símbolos arquidiocesanos da Jornada Mundial da Juventude. A visita às paróquias da arquidiocese foi um desejo do Bispo Dom Geraldo após a curta passagem dos símbolos oficiais da JMJ e acontecerá até o mês de maio do ano que vem.
Na Paróquia São Silvestre, a Cruz e o Ícone percorreram as comunidades de São José do Triunfo, Cachoeirinha, Buieié, Zig-Zag, Novo Silvestre, João Brás, Violeira e Silvestre. A programação nas comunidades foi bem diversificada e contou com grande participação da comunidade paroquial. Há de se destacar a recepção aos símbolos, ocorrida no dia 14. Neste dia, jovens das quatro paróquias de Viçosa se reuniram em frente à Igreja Matriz de São Silvestre onde dançaram muito ao som da Banda JVC e de uma Cristoteca.

No dia 19, foi a vez da Paróquia Santa Rita receber a Cruz e o Ícone. Dentre as atividades realizadas nas paróquia, destacam-se as apresentações culturais, lual, celebrações do Ofício Divino da Juventude, visita às casas e repúblicas, à APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, ao Lar dos Velhinhos, ao outro hospital da cidade. Teve também Via Sacra, peregrinações, visitas às escolas e à UFV.

No dia 26, domingo, às 10h da manhã, houve uma Missa de envio dos símbolos diocesanos para a Paróquia São José da cidade vizinha Paula Cândido. Os jovens acompanharam a Réplica da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora até as proximidades do Tiro de Guerra, saída para Paula Cândido.
Colaboração: Geovane Macedo e Breno Acácio