A cidade de Ponte Nova, representada por suas três comunidades paroquiais, Santíssima Trindade, São Pedro e São Sebastião, recebeu entre os dias 25 e 30 de julho as réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
Eles foram recebidos com uma animada carreata que percorreu as principais ruas da cidade em direção à Paróquia Santíssima, onde o grupo Jovem Coragem recebeu com muita alegria os símbolos. Em seguida houve um lindo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento encerrando as atividades do dia.
Eles foram recebidos com uma animada carreata que percorreu as principais ruas da cidade em direção à Paróquia Santíssima, onde o grupo Jovem Coragem recebeu com muita alegria os símbolos. Em seguida houve um lindo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento encerrando as atividades do dia.
No dia seguinte, o padre Janer Cirilo celebrou uma missa de envio dos símbolos para a Paórquia São Sebastião. O Seminarista e membro da Pastoral da Juventude, Michel Felipe, e o Diácono Mauro Fonseca Silva recepcionaram a Cruz e o Ícone de Maria com o grupo ABC (Amigos Buscando Cristo), com muitas músicas e orações. No período noturno, os jovens junto com a comunidade paroquial fizeram uma pequena caminhada em volta da Praça do Centro da cidade. Em seguida, o Padre Luiz Carlos presidiu uma animada celebração, que contou com grande presença da juventude. Logo após houve apresentações culturais no salão paroquial.
No dia 27, aconteceram atividades durante todo o dia na paróquia, como por exemplo, celebrações, pregações e dinâmicas. No inicio da noite os símbolos seguiram para a Paróquia São Pedro, onde foram recebidos com uma linda celebração presidida pelo Padre José Luiz da Silva, junto com os grupos Kairós e Jorac (Jovens Reunidos no Amor de Cristo). Logo após houve a tão aguardada quadrilha da PJ, que contou com a participação de todos os grupos de base da cidade. O evento teve barraquinhas e a participação da comunidade paroquial, que se divertiu com o casamento e a dança da juventude.
E a energia dos jovens não acabava! Logo no sábado, dia 28, eles levaram os símbolos para a Praça Cid Soares, conhecida como “Praça de Palmeiras”. Lá realizaram a Feira da Saúde, que teve grande participação da comunidade e atividades voltadas para a saúde, tais como aferição da pressão arterial, pesagem, ginástica entre outras atividades. No período da tarde houve apresentações culturais, como teatro, dança de rua, dança afro e brincadeiras com as crianças.
No domingo dia 29, os jovens visitaram a Clinica de Reabilitação Cetervidas, participaram de uma linda e emocionante celebração presidida pelo diácono Mauro que teve relato dos internos da clínica. No período da tarde, mais um momento de alegria, na visita ao Asilo Municipal. Os pjoteiros se encontraram por acaso, com jovens de outra religião, onde deram uma lição de que duas religiões podem andar juntas uma respeitando a outra.
No último dia dos símbolos em Ponte Nova, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora visitaram a Fundação Menino Jesus, uma casa que atualmente acolhe 80 crianças e adolescentes. Os jovens permaneceram durante quase todo dia, participaram de diversas atividades, como consagração da capela, brincaram, conheceram as dependências da Fundação e no final da tarde houve um momento de reflexão. À noite um dos momentos de forte emoção, os jovens das três paróquias, se reuniram e rezaram um dos maiores símbolos da PJ, o Oficio Divino da Juventude, onde foram levados a refletir sobre quantas sementes, deixaram pela cidade e que com certeza darão frutos, pois serão regadas pelos grupos de base da cidade.
Durante todos os eventos promovidos, foram distribuídas a Cruz de São Francisco, uma lembrancinha da passagem da cruz pela cidade. Depois da visita em Ponte Nova, os simbolos seguiram em direção a forania de Viçosa, continuando sua peregrinação.
Colaboração: Marcos Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário